Fisioterapia
Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.
É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.
Esta tipicidade assistencial atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da fisiologia, anatomia, semiologia do homem, baseado na Biofísica,Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e outras ciências básicas.
O que faz um fisioterapeuta
Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior de Fisioterapia, com registro no conselho profissional (Brasil),com autonomia e independência é o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. A partir da consulta fisioterapêutica, elabora o diagnóstico, o prognóstico, desenvolve projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, descrevendo os procedimentos a serem administrados, induz a ação dos recursos terapêuticos, controla a resposta, reelabora o projeto quando indicado e decide pela alta fisioterapêutica, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional com o paciente/cliente.
Principais áreas de intervenção:
- Afecções respiratórias – Utiliza de procedimentos próprios para doentes acamados ou com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. É a chamadaFisioterapia Respiratória.
- Dermatologia – Utiliza procedimentos próprio para doenças dermatológicas com aplicação raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de cicatrização.
- Estimulação precoce -Utiliza procedimentos próprios que ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos.
- Fisioterapia do trabalho – Avaliar, prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida comoErgonomia.
- Geriatria e Gerontologia – Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.
- Gestantes – Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.
- Ginecologia – Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros.
- Neurologia – Ajudar pacientes com traumatismo craniano (TCE), derrame cerebral (AVC), paralisias e recuperar a coordenação motora.
- Ortopedia e Traumatologia – Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.
- Reeducação postural – Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.
- Reumatologia – Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.
- Disfunção da ATM – Atua principalmente sobre a Odontologia, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).
- Pediatria (Fisioterapia Pediátrica) – Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças. Dentre elas podemos citar o baby bobath, o aumento do fluxo expiratório – AFE, a expiração lenta e prolongada – ElPr, adesobstrução rinofaríngea retrógrada, a glossopulssão retrógrada, o posicionamento no leito e o reequilíbrio tóraco – abdominal – RTA.
Objetivos
|
Tem por objetivo prestar assistência, não só no sentido da sua recuperação física e funcional, mas atender às outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a sua situação, a totalidade biopsicossocial de indivíduo. A partir do diagnóstico clínico e da indicação fisioterápica, o profissional avalia o indivíduo, seleciona, quantifica e qualifica os recursos, técnicas e métodos apropriados para cada caso. Trata o indivíduo e avalia sistematicamente seu trabalho até a alta fisioterapêutica. |
Anúncios
Deixe um comentário