Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.

É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.

Esta tipicidade assistencial atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções.

Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global da fisiologiaanatomiasemiologia do homem, baseado na Biofísica,BioquímicaCinesiologiaBiomecânica e outras ciências básicas.

O que faz um fisioterapeuta

Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior de Fisioterapia, com registro no conselho profissional (Brasil),com autonomia e independência é o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. A partir da consulta fisioterapêutica, elabora o diagnóstico, o prognóstico, desenvolve projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, descrevendo os procedimentos a serem administrados, induz a ação dos recursos terapêuticos, controla a resposta, reelabora o projeto quando indicado e decide pela alta fisioterapêutica, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional com o paciente/cliente.

Principais áreas de intervenção:

  • Dermatologia – Utiliza procedimentos próprio para doenças dermatológicas com aplicação raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de cicatrização.
  • Estimulação precoce -Utiliza procedimentos próprios que ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos.
  • Fisioterapia do trabalho – Avaliar, prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida comoErgonomia.
  • GeriatriaGerontologia – Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.
  • Gestantes – Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.
  • Ginecologia – Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros.
  • Reeducação postural – Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.
  • Reumatologia – Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Objetivos

Tem por objetivo prestar assistência, não só no sentido da sua recuperação física e funcional, mas atender às outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a sua situação, a totalidade biopsicossocial de indivíduo. A partir do diagnóstico clínico e da indicação fisioterápica, o profissional avalia o indivíduo, seleciona, quantifica e qualifica os recursos, técnicas e métodos apropriados para cada caso. Trata o indivíduo e avalia sistematicamente seu trabalho até a alta fisioterapêutica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: